Ian Somerhalder participou do Web Summit que ocorreu em Lisboa, Portugal nos dias 05-06/11. O evento trouxe uma discussão necessária sobe essa nova dinâmica que envolve a produção de conteúdo, cada vez mais abundante, fragmentada e gritando por atenção.

A palavra-chave continua sendo relevância, traduzida pela capacidade de envolver, engajar e repercutir. O debate teve a participação de Ian Somerhalder, ator, ativista e diretor, protagonista das séries Diários de um Vampiro e LostEyal Baumel, CEO da Yoola e Dylan Collins, fundador e CEO da SuperAwesome.

Conexões humanas. Essa é a grande marca que caracteriza a produção do conteúdo. As plataformas digitais tornaram essa conexão cada vez mais simples e intensa. É possível amplificar o alcance de ideias e de expressões, de conceitos e provocações, para o bem e para o mal.

Ian Somerhalder compartilha dessa visão. Mas essa conexão não parece tão simples para marcas tradicionais e sim para marcas nativas digitais, como destaca Eyal Baumel da Yoola, um canal do YouTube com mais de 10 milhões de visualizações por mês.

O objetivo de toda história – e toda produção de conteúdo capaz de criar conexões com as pessoas passa pela construção de histórias – é disseminar e inspirar autenticidade.

As pessoas parecem cada vez mais cínicas diante do mundo e suas instituições. O pós-consumidor está interessado, segundo Ian, em pessoas, no planeta e em lucros pessoais (people, planet and profit) e esses snap poderosos são temas para produção de conteúdos interessantes.

“Já vi grandes bancos investirem US$ 500 milhões em conteúdo ruim, que não diz nada para a audiência”, diz o ator. Conteúdo relevante precisa de frequência, autenticidade e qualidade. Mas a qualidade que não seja perfeita. Hoje, a perfeição é inimiga da autenticidade” – Ian Somerhalder

É preciso integrar marcas, produtos, conteúdos, experiências e expectativas da audiência em cada conteúdo produzido, particularmente quando o vídeo é o formato escolhido. Formatos concisos, compactos funcionam muito bem e permitem rápida repercussão e compartilhamento.

Relevância é a conquista da atenção. E é um exercício permanente dos criadores de conteúdo. Marcas e empresas tradicionais estão preparadas e têm DNA para esse nível de esforço na captura da atenção e engajamento de clientes e comunidades, com a mesma desenvoltura dos criadores de conteúdo?

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